sábado, 2 de junho de 2012

O Poder das Palavras

Para quem fala, elas são esquecidas depressa, porém quem as ouve jamais esquece. Cada palavra quer dizer alguma coisa, mas não é sempre que as pessoas entendem o sentido dela, e quando algo é interpretado de uma forma errada, tudo dá errado. Pense: quantas palavras você já falou hoje ? Talvez, alguma delas tenham magoado alguém e você nem desconfia. Um exemplo óbvio, é quando alguém se afasta da gente e não conseguimos encontrar o motivo. Mas e aquelas palavras que saem da nossa boca tão de repente e tão sem nexo ? E aquilo que falamos sem pensar no que pode se dar ?
É, nesses últimos tempos eu ando aprendendo muita coisa. São tantas pessoas indo e vindo, entrando e saindo da minha vida. Cada uma com um propósito diferente, embora a maioria saia tão rápido assim sempre ensina alguma coisa. Mas de tudo que eu podia observar nelas, o que mais se destacou foram as palavras que elas usavam para falar comigo. 
Como elas faziam esse uso, e o que queriam me dizer com elas. Sendo verdade ou não, eu sempre acreditei. Acreditei nas palavras mais fortes de amor que alguém pode dizer, e por acreditar nelas uma vez, nunca mais as ouvi. Isso não é tão ruim, apenas me mostrou que eram palavras de mentirinha. Aquelas que ouvimos em novelas. Aquelas que vem porque querem algo em troca. Ganham, na maioria das vezes. Mas, um bom ouvinte, sabe quando são mentiras. E é tão ridículo ter que fingir acreditar no que os outros falam, quando já se sabe a verdade.

Por isso eu sempre aviso : não brinque com as palavras, porque a força que elas têm é tão incrível que podem muito bem te derrubar, nessas voltas que o mundo dá. Poucos conhecem, poucos entendem quando as próprias avisam que podem machucar a você que machuca os outros com o mau uso delas. Não é bom pensar que somos responsáveis pelo o que a gente fala e não por o que entendem ( como muitos pensam ), pois a interpretação das outras pessoas, é de total responsabilidade nossa. Cuidado ao criticar alguém, ao falar com alguém, ao dizer o que sente. Faça escolha das melhores palavras para expressar o que realmente quer. Assim como isso tudo pode ser verdade, posso falar da boca para fora... E se é verdade ou não, você só entenderá quando entender o poder das palavras.



Um comentário: